Tuesday, November 27, 2007

Cacofonia

















Das várias estranhezas que experiencio ao aprender línguas novas, a que sem dúvida me afecta mais, além da remodelação do meu aparelho vocal, é o nascimento de uma nova perspectiva sobre o mundo.
Como já não é a primeira que aprendo, consigo perceber o processo desta nova criação. A minha nova personalidade estará formada quando conseguir alguma fluência no falar. E finalmente pode cristalizar quando conseguir pensar nessa mesma língua.
Esta última forma é tão rara, que até agora só o consigo fazer num dialecto (ou língua e meia) além desta que é o meu dialecto natal.
Mas mesmo a forma mais básica abre um novo ponto de vista sobre o mundo que me rodeia. Este novo processo, cria uma mescla do ambiente que me rodeia.
É assim por isso, um género de tornado poliglota e cacofónico.

Examinando com alguma profundidade até se pode chegar à conclusão que não é só a aprendizagem de um dialecto que provoca esta mudança nas pessoas, mas sim coisas mais básicas, como por exemplo conhecer alguém, ler um livro, ver um filme.
Tudo isto molda-nos, e na minha perspectiva não de uma forma plástica como se de plasticina nos tratassemos, mas sim na criação de múltiplos novos pontos de vista, que com o passar do tempo se vão misturando, deixando a sensação de existir uma identidade una.

No comments: